COI queria dançarinos que representassem bem a cultura indígena do Brasil no evento |
A informação foi confirmada pelo diretor de artes do boi vermelho e branco, Chico Cardoso.
Londres - Dançarinos do boi Garantido vão participar da
cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, no dia 12 de
agosto. A informação foi confirmada pelo diretor de artes do boi
vermelho e branco, Chico Cardoso. Os bailarinos chegam em Londres nesta
sexta-feira (27).
A participação dos bailarinos do Garantido no encerramento das Olimpíadas da capital inglesa, surgiu como um rumor que circulou fortemente em Parintins, desde o final do Festival Folclórico deste ano.
Chico Cardoso explica que a notícia não poderia ter sido divulgada antes por conta de um contrato de confidencialidade assinado entre a agremiação e os organizadores do evento.
"Nós estávamos guardando esse segredo a sete chaves. Se alguém ficasse sabendo antes da época certa, poderíamos ter o contrato rescindido", disse o diretor do Garantido.
O convite partiu do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Segundo Chico Cardoso, a equipe do COB buscava um elenco de dançarinos que pudessem representar os povos indígenas brasileiros. "Eles procuraram índios, mas seria uma logística complicada para o evento. Quando chegaram a Parintins, eles pediram nossa ajuda e aí rolou o convite", disse.
Ao todo, serão 16 bailarinos que deverão iniciar seus ensaios no próximo sábado. Assim como a cerimônia de abertura, a de encerramento terá a direção do cineasta inglês Danny Boyle, ganhador do Oscar com o filme "Quem quer ser um milionário?". A participação de artistas brasileiros fará parte da passagem da tocha olímpica para o Brasil, país que vai sediar as próximas Olimpíadas, em 2016, no Rio de Janeiro.
Para Cardoso, o convite para um evento dessa magnitude é uma honra. "Nós estamos muito felizes. Os olhos do mundo inteiro vão estar mirados na gente. Vamos fazer o nosso melhor. É um privilégio", disse.