quarta-feira, 30 de novembro de 2011


NOVA DINÂMICA NA ESCOLHA DAS TOADAS

       A comissão de seleção de toadas, com a participação de convidados, uma espécie de júri popular, finaliza com resultado positivo a primeira fase do processo de construção do CD/DVD 2012.

       Parintins (AM) - A comissão de seleção do boi Garantido fechou até a última sexta-feira (18/11) em 80% o trabalho de audição das mais de 200 toadas inscritas para o CD/DVD 2012. Do total de obras musicais que foram avaliadas até o momento, 75% estão entre as melhores e foram selecionadas na primeira etapa do processo de definição das composições que farão parte do CD/DVD do Garantido 2012. 

       Porém, desde o ano passado a forma de escolha das toadas ganhou dinamismo com a inclusão de um júri popular. A inovação de trazer convidados para o processo, de acordo com os membros da diretoria foi positiva. Eles afirmaram ser consenso que a ideia de revezamento de pessoas convidadas imprimiu uma nova dinâmica no processo de seleção de toadas e abriu o leque de possibilidades para a inclusão de composições mais populares, mais do povão. 

       Para o coordenador da Comissão de Artes, Fred Góes, a proposta da diretoria em convidar torcedores identificados com as tradições o boi Garantido e de membros dos mais variados segmentos que fazem o boi de arena foi de caráter prático. "Temos uma escolha de toadas não somente técnica, mas popular, pois é o olhar das pessoas da comunidade", definiu Fred. 

       Entre os convidados estão membros da Batucada, vaqueirada, tribos, galera, artistas, entre outros setores. Na primeira fase foram convidados os artistas de alegorias Zilcson Reais e Francinaldo Guerreiro, o batuqueiro Rec Monteverde, os artistas de tribos Assis Oliveira e Agostinho Rodrigues, os torcedores e sócios Jânio Carvalho e Astryd Portilho.
       Telo Pinto afirmou que essas pessoas estão tendo a oportunidade de participar da escolha, com poderes de decisão e contra a qual não caberá recurso. "Isso demonstra a seriedade e o compromisso assumido pela diretoria participativa do Garantido", disse Telo Pinto. A equipe de seleção se reúne desde a segunda-feira (14/11), a partir das 18h, no auditório Vavazinho da Cidade Garantido. 

       O comando do processo de análise é do presidente Telo Pinto, auxiliado por Jean Jorge, Fred Góes, Heloisa Okamura, Osório Melo, Leopoldo Mendonça e a assessoria de imprensa do Boi da Baixa de São José. Os membros permanentes de seleção fazem parte da Diretoria, Comissão de Artes, Conselho de Ética e Conselho Fiscal. Na próxima segunda-feira, (21/11), a comissão de escolha das toadas do Garantido finaliza e primeira fase de seleção e passa para 2ª etapa que é classificatória, selecionando as toadas de acordo com as necessidades e exigências do projeto do Boi de Arena 2012 do Garantido. 


Fonte: Texto e fotos de Marcondes Maciel (Assessoria de Imprensa do Garantido)

Canal Garantido

Nenhum comentário:

Postar um comentário