sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Torcedores do Garantido protestam por ‘falta de história’ nas toadas escolhidas para o CD oficial do bumbá

Capa do CD que grupo de torcedores pode fazer como alternativa à publicação oficial do Garantido
Capa do CD que grupo de torcedores pode fazer como alternativa à publicação oficial do Garantido
Um grupo de cerca de 2 mil torcedores, reunidos na fan page “boi garantido”, na rede social facebook, está tentando incluir na relação de toadas oficiais, que serão gravadas no CD deste ano, composições que falem mais da história do bumbá.

“O Garantido está comemorando 100 anos, esse é o tema que vai apresentar na arena, e nós queremos que os personagens e eventos que construíram nosso bumbá sejam contemplados”, afirma João Paulo Faria, coordenador do grupo.
Mais de 700 integrantes do grupo aderiram ao protesto, chamando atenção da diretoria do bumbá e motivando à publicação de uma Nota Oficial sobre o assunto. “… a insatisfação de alguns poucos torcedores e compositores não contemplados, jamais embotarão (sic) o sucesso que tem sido entre sócios e torcedores que lotam todas as noites os ensaios do Boi Garantido no curral Lindolfo Monteverde em Parintins, aplaudem as toadas escolhidas e parabenizam o processo de escolha”, diz a nota.
Jotapê, como é conhecido, sobrinho de Paulinho Faria, apresentador do bumbá durante décadas, e neto de Maria Ângela Faria, torcedora símbolo, afirma que a intenção não é de confronto com a diretoria. “Se somos ‘alguns poucos torcedores’ por que a Nota Oficial? Nossa intenção nunca foi de confronto. O que queremos é preencher uma lacuna entre as toadas deste ano porque são elas que motivam a torcida. O Garantido não pode perder uma oportunidade como essa de homenagear quem fez sua história”, enfatiza.
O torcedor lembra que eventos como a Ladainha, que ocorre no período pré-festival no curral tradicional, onde ficava a residência do fundador, Lindolfo Monteverde, é exemplo de evento que não pode ser esquecido nas letras das toadas. “Temos também a ‘Alvorada do Boi’, a ‘Matança’ e os personagens que construíram o boi nesses 100 anos”. enfatiza.
CD ‘Quem manda é a galera’
João Paulo e os demais integrantes da página do Garantido no facebook iniciam hoje uma enquete para escolha de toadas que podem ser usadas num CD alternativo. “Se a diretoria não quiser nos ouvir, nós vamos escolher toadas que falem da história e dos personagens do nosso boi e fazer um CD”, afirma.
O CD já tem título: “Quem manda é a galera”. E até capa, amplamente divulgada na rede social. A enquete para a escolha das composições começa hoje, no “boi garantido” do FaceBook. “O Chico da Silva nos passou uma toada, intitulada ‘Garantido no cio’, que corresponde àquilo que nós estamos propondo”, revela Jotapê. A toada foi gravada por David Assayag, em 2008, para participar do processo de seleção do Garantido. Na época, David, que hoje está no Caprichoso, ainda era o levantador oficial do vermelho e branco.
A composição é de 1999 e participou diversas vezes da seleção porque Chico acredita muito nela, mas nunca foi escolhida para integrar a lista oficial. A última participação foi em 2008. É a história de um torcedor que chega em casa tarde e se justifica com a esposa dizendo que ficou na Baixa do São José, bebendo com figuras tradicionais do boi, como Dedé Marchão e João Batista Monteverde.
Toadas oficiais do Garantido 2013 – “O Boi do Centenário”
1. Tambor: Ronaldo Barbosa Jr/ Rafael Marupiara
2. Meu eterno Garantido: Enéas Dias/ Aldson Leão/ Kennedy Souza
3. Marupiara: Enéas Dias e Aldson Leão
4. Juma: Ronaldo Barbosa Jr e Rafael Marupiara
5. Além da sensibilidade: Enéas Dias/ Marcos Boi/ Cícero Antônio
6. Sempre Vermelho: Ronaldo Barbosa Jr/ Rafael Marupiara
7. Tambores de bem querer: Enéas Dias/ Marcos Boi
8. Coração do meu Brasil: Nil Graça
9. Exaltação Indígena: Wagner Moreira e Ygor Palhano
10. Ofaiés: Geandro Matos/ Demétrius Haidos
11. Curupira: Demétrius Haidos/ Geandro Pantoja
12. Imortal coração do tempo: Enéas Dias
13. Folclore do povo brasileiro: João Kennedy/ Geandro Pantoja/ Demétrius Haidos e Enéas Dias
14. Juteiro da Amazônia: Tony Medeiros e Paulinho Medeiros
15. Mapinguari: Naferson Cruz/
16. Ritual dos Parintintin: Demétrius Haidos/ Geandro Pantoja
17. Paixão Vermelha: Inaldo Medeiros
18. Sempre Vencedor: Gerlean Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário