sexta-feira, 9 de dezembro de 2011


Em 1999, algo parecido aconteceu com a toada Minha Sina de Inaldo Medeiros
ENÉAS DIAS: DESDENHARAM O TEMPO TODO DA MINHA OBRA
O compositor Enéas Dias se pronunciou sobre a polêmica em torno da toada “DNA Caboclo”. A obra, parceria dele com Marcos Lima concorreu pelo boi contrário no 5º Festival de Toadas promovido pela Prefeitura de Parintins, cuja final ocorreu no dia 15 de outubro, aniversário da cidade. Ficou em 1º lugar.
Em 1999, a toada algo parecido com a toada Minha Sina de Inaldo Medeiros.Já a toada Louco Torcedor de César Morares foi rejeitada na seleção do contrário em 2002 e brilhou no Garantido. As duas se tornaram clássicos do Festival mostrando a força de grandes toadas aliadas a galera vermelha e branca.
Sem citar nomes, Enéas que é compositor do Boi Vermelho e Branco há 10 anos, afirmou que desde o Festival de Toadas a sua composição vem sendo criticada por setores do contrário, até mesmo na imprensa. “Estavam falando na rádio que a toada não tinha muito a ver com o projeto deles. Pra mim toada é como filho, e ninguém gosta que fale mal de um filho. Desdenharam o tempo todo da minha obra e tomei a decisão de inscrevê-la no Garantido. Não foi o presidente que a levou. Ela concorreu com outras 180 e passou”, afirmou o compositor que também tem na bagagem outras obras como Miscigenação.
Disse ainda que “eles não estavam muito interessado, até porque não houve nenhum parabéns ou muito obrigado, então tomei a decisão de trazê-la para o Garantido”, afirmou.
Em entrevista ao site Acrítica.com o compositor Enéas Dias disse que a toada “DNA Caboclo” é dele e que não assinou nenhum contrato de exclusividade com o Boi contário ou com a Prefeitura de Parintins. “Eu e Marcos Lima fazemos várias toadas juntos e depois dividimos as composições, e “DNA Caboclo” ficou comigo. Essa toada foi campeã pelo no Festival de Toadas. Porém, o regulamento é claro, e diz que a toada é minha, e eu não tenho que fazer nenhuma doação. Não entendo o motivo dessa polêmica, já que muitas toadas campeãs nesse Festival nunca foram usadas”, ressaltou. Ele exemplificou algumas toadas do compositor Salomão Rossi que venceram o Festival e se que foram usadas pelo contrário.
Já o vice-presidente do Boi Garantido, Marco Aurélio Medeiros, disse que a toda “DNA Caboclo” concorreu para compor o CD do Garantido. Como foi escolhida, o compositor assina o contrato da toada com o Garantido. Inclusive o Marcos Lima fez uma declaração, registrada em cartório, dizendo que a toada “DNA Caboclo” é do Enéas Dias.
O Presidente Telo Pinto disse que não teme representação judicial por parte do contrário e que aceitou a vontade do compositor em escrever sua toada no Boi Povão. “É choro de perdedor. Estamos acostumados e isso não vai mudar tão cedo”, disse. Telo lamentou ainda a tentativa de misturar sua função presidente do Garantido com a de secretàrio municipal.
Entre os críticos da toada “DNA Cabocla está o ex presidente do Conselho de Artes do Contrário e Diretor de Projetos, Gil Gonçalves em seu programa de rádio. 

Texto: Marconde Maciel
Foto: Élcio Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário