quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sonho Garantido


GARANTIDO FAZ HOMENAGEM A TERRA DAS AMAZONAS NHAMUNDÁ


A terra das índias guerreiras lendárias, comandada pela rainha Naruna, cuja história contada pelo Frei de Carvajal, é no colo do espelho da lua, na cidade Nhamundá, extremo entre Amazonas e Pará, vai receber nesta sexta-feira o povo Vermelho e Branco"São muito alvas e altas, com o cabelo muito comprido, entrançado e enrolado na cabeça. São muitos membrudas e andam nuas em pelo, tapadas as suas vergonhas, com os seus arcos e flechas nas mãos, fazendo tanta guerra como dez índios". Assim em meados de 1541, após descer o afluente Napo e chegar ao então Mar Dulce, nome que Pinzon dera ao Rio Amazonas, testemunhou de Frei Gaspar de Carvajal, numa das expedições de Francisco de Orelhana, após terem encontrados e serem atacados por uma tribo de mulheres as índias guerreiras Icamiabas, governada pela rainha Naruna. A terra das índias guerreiras lendárias, cuja história contada pelo Frei de Carvajal, é no colo do Espelho da Lua, na cidade Nhamundá, extremo entre Amazonas e Pará, e vai receber nesta sexta-feira o povo Vermelho e Branco.O Boi Garantido estará na praia da Liberdade com os itens individuais e coletivos. Sebastião Junior (foto), Ana Luisa Faria, Raissa Barros, Tatiane Barros, Patrícia de Góes e André Nascimento desembarcam às 13h e a apresentação começa às 22h. 
O coordenador da Comissão de Artes Fred Góes, afirma que a apresentação em Nhamundá segue o cronograma da diretoria do presidente Telo Pinto. Segundo Fred o momento é parte da expansão do intercambio cultural realizado nos últimos anos, envolvendo os povos miscigenados da tradição Amazônica, defendido pelo Garantido.O evento, diz o presidente do Conselho Fiscal Adson Silveira é forma de oportunizar aos torcedores que moram nas cidades vizinhas sentirem a mesma emoção “que sentimos nos eventos na cidade Garantido em Parintins”. O coordenador da batucada Alessandro Cabral informou que mais de 60 batuqueiros perrexés vivem expectativa do momento, pelo fato inédito. “A experiência será única porque envolve uma quantidade considerada de batuqueiros. Na gravação do DVD Tradição, por exemplo, teve 100 pessoas”, diz.O apresentador Israel Paulain, que nasceu em Parintins, mas aos cinco dias de vida, morou na cidade, demonstra estar duplamente feliz. “É uma honra estar participando desse show Inesquecível em Nhamundá pela minha história com esse município e com o nosso boi Garantido que pela primeira vez estará presente de forma oficial na terra das Amazonas”, diz.
Segundo o presidente Telo Pinto a cidade de Nhamundá tem sintonia grande com Parintins, porque até 1955 fez parte dos limites territoriais da cidade. O ex-vereador Iris Pinheiro, foi grande colaborador do mestre Lindolfo Monteverve, fundador do Garantido, na década de 60 na função de um dos padrinhos do Vermelho e Branco. O vice-presidente Marco Aurélio não tem dúvida do sucesso do evento a ser realizado em Nhamundá.  O diretor administrativo Osório Melo e a diretora social Aparecida Silva foram designados pela diretoria para acompanhar a programação. Os membros do Comando Garantido e Garantido Show chegam no começo da tarde a cidade. Em 2012 os compositores Ronaldo Barbosa Jr e Rafael Marupiara desenvolveram a toada NARUNA DAS AMAZONAS, que será executada num dos momentos do Boi Garantido no Festival Folclórico.


texto: Hudson Limafotos: Elcio Farias 


Nenhum comentário:

Postar um comentário