quinta-feira, 28 de junho de 2012

Resumo das Três Noites do Boi Garantido 2012

       Hoje, no final da tarde na Ilha de Parintins, no Amazon River, aconteceu a Coletiva de Imprensa que contou com a participação de itens individuais, membros da Diretoria e familiares de Lindolfo Monteverde. Durante o evento foi abordado o Tema de arena do Boi Garantido, sua estrutura em 2012 e o roteiro das três noites de apresentação. 



       RESUMO DAS NOITES DA TRADIÇÃO 



       Primeira Noite: GARANTIDO, TRADIÇÃO DE PARINTINS 
       Um dos cenários mais representativos e emblemáticos de Parintins é a Baixa do São José, nascedouro do Boi-Bumbá Garantido, onde até hoje a comunidade mantém viva a tradição de brincar de boi, como forma de cumprir a promessa feita pelo Mestre Lindolfo Monteverde, criador do boi Garantido, que dedicou sua vida ao folclore. Ao adoecer Lindolfo prometeu manter a brincadeira enquanto fosse vivo e isso aconteceu até 1979 quando faleceu. Daí o Garantido ser chamado de "Boi da Promessa". 
       A partir daí a comunidade assumiu a responsabilidade, mantendo a tradição original de brincar de boi nas ruas de Parintins, nos dias 12 e 24 de junho, em louvor a Santo Antonio e a São João, independente das apresentações no Festival Folclórico. A Baixa do São José é histórica até no nome, porque homenageia o santo de maior devoção dos nordestinos, que trouxeram a brincadeira do bumba-meu-boi para Parintins. Em síntese, a Baixa representa, geograficamente na ilha, o ponto da cidade onde ocorreu a maior miscigenação entre negros, índios e brancos. Além de brincar de boi, a Baixa do São José tem como tradição o fato de ser uma vila de pescadores. Lindolfo Monte Verde, além de criador e versador do Garantido, foi um exímio pescador. 
       Outra tradição da Baixa, extremamente visível e representativa é a religiosidade. São José é o seu padroeiro, enquanto Santo Antonio, São João e São Pedro são os protetores da brincadeira. E como símbolo da comunidade negra, que ali se instalou no fim do século 19, a Baixa tem ainda São Benedito como protetor. Resumindo: o Garantido é o Boi da Tradição porque é da Baixa e, por isso é a Tradição de Parintins. 

       Segunda Noite: GARANTIDO, TRADIÇÃO DO BRASIL 
       O Garantido está inserido no contexto da tradição não apenas de Parintins ou da Amazônia, mas do Brasil. Enquanto folclore autêntico, se projeta a partir do amplo conceito do folclore, com relevância para a identidade nacional, de País do Folclore, até porque o Garantido já se torna secular em 2013 quando a brincadeira completa 100 anos de sua criação, pelo Mestre Lindolfo Monteverde, descendente de negros nordestinos. Estes que trouxeram os fundamentos do auto do bumba-meu-boi para Parintins. Segundo Câmara Cascudo, "o primeiro auto nacional na sua legitimidade temática e lírica". 
       Essa constatação do boi-bumbá como tradição do folclore brasileiro, se justifica quando dizemos que o Garantido é uma Tradição do Brasil, uma vez que o Garantido é uma brincadeira genuinamente brasileira, formatada a partir do ciclo do pastoreio que contribuiu para a expansão das fronteiras do país. O "boi de carne" acompanhou toda a trajetória da colonização no Brasil e contribuiu decisivamente para o surgimento da brincadeira do "boi de pano" ou "bumba-meuboi / boi-bumbá", irradiando-se, seguramente, a partir do Nordeste para o resto do país. É dentro deste contexto que situamos o Garantido como Tradição do Brasil e Parintins como vetor dessa tradição que tanto contribui para o enriquecimento do folclore brasileiro. 

       Terceira Noite: GARANTIDO, TRADIÇÃO DA AMAZÔNIA 
       Falar de TRADIÇÃO DA AMAZÔNIA é compreender o alcance antropológico do fazer humano, enquanto aperfeiçoamento dinâmico da cultura dos povos que vivem na grande floresta amazônica. Aperfeiçoamento que passa pela mais profunda e complexa miscigenação entre brancos colonizadores mercantilistas; negros escravizados; e índios perplexos com o choque de tantas culturas adversas, entre as quais, a dos 500 mil nordestinos que vieram para a Amazônia no período da borracha e trouxeram na bagagem os fundamentos da brincadeira do bumba-meu-boi. O Boi-Bumbá Garantido e a Baixa do São José são resultados desse contexto amazônico, no qual a transfiguração étnica foi determinante para a composição do DNA cultural dos povos da floresta, um DNA que está não só no linguajar, mas também na composição física do caboclo da Amazônia e na sua relação harmoniosa com o meio em que vive. 
       O Garantido comemora o seu CENTENÁRIO em 2013 e se firma, definitivamente, como tradição folclórica da Amazônia, considerando a abrangência amazônica de sua formatação, de Parintins, a sua origem na Baixa do São José e do Brasil, sob o ponto de vista de sua contribuição para o folclore brasileiro e, consequentemente, para a cultura nacional. 

Abrindo e Fechando


GARANTIDO ABRE E ENCERRA O FESTIVAL FOLCLÓRICO



Porordem de sorteio, no esquema de pedras maiores na praça da catedral de Nossa Senhora do Carmo, O Boi Garantido escolheu abrir a primeira e a segunda noite do Festival Folclórico de Parintins 2012, além de fechar a terceira noite. A decisão foi do presidente Telo Pinto como estratégia em busca do bi-campeonato para o boi da baixa do São José.Segundo o presidente Telo Pinto, a proposta do Boi Garantido desde início era a que foi definida em ordem de sorteio. “Não houve mudança de estratégia na parte final. Graças a Deus fomos abençoados por Nossa Senhora do Carmo ao retirarmos as pedras maiores e escolhermos a ordem de apresentação de cada noite”, pondera.Telo Pinto destaca que dessa forma o Boi Garantido fica mais visível e engrandece cada vez mais o espetáculo, com a estréia e encerramento do Festival. “A primeira impressão é que fica e a saudade de quem vai partir. É bastante interessante essa mística de abrir e fechar o festival. Nossa nação adora fazer isso e o Garantido está preparado”, pontua. Texto: Gerlean Brasilfotos: Paulo Sicsu


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Um Artista Garantido

Artista plástico do Garantido recria lenda da guerreira Naruna Amazona
Roberto Reis recria lenda da guerreira Naruna Amazona


De acordo com o artista plástico, as surpresas ficam para o momento específico da apresentação dentro do espetáculo maior no BumbódromoA obra artística do boi Garantido concebida para dar vida a alegoria do item 17, “Lenda Amazônica” no Festival 2012 reapresenta a mitologia da região através da aventura das heróicas guerreiras Amazonas, especificamente uma delas, a guerreira Naruna Amazona. Concebida pelas mãos do artista plástico Roberto Reis, a fantástica lenda vai recriar na arena
do anfiteatro o ambiente composto por mulheres indígenas que povoam o imaginário caboclo e que fazem da floresta um lugar mágico e único, constituído unicamente de belas mulheres, livres e bravas.


De acordo com o artista plástico, as surpresas ficam para o momento específico da apresentação dentro do espetáculo maior no Bumbódromo. “As personagens encenarão a lenda como que em um toque mágico dentro da estrutura alegórica, numa teatralização impressionante, com efeitos de luzes e cores”, assegura Reis.


O artista afirma ainda ser um espetáculo onde mais de 70 figurantes indígenas irão atuar. Diz se sentir honrado por receber a incumbência de produzir a alegoria. “Ter sido presenteado pelo Garantido com a confecção de uma alegoria no ano antes do centenário nada mais é que o reconhecimento pelo meu trabalho” ressaltou.


Há 12 anos como integrante da Comissão de Artes do Garantido, ele é responsável pela criação e confecção dos figurinos artísticos de todo o conjunto folclórico da agremiação nas três noites de disputa.


Roberto Reis recebe em 2012 a missão de ir além e vai se dedicar a criação da alegoria que representa a Naruna, a rainha das Icamiabas. Ele explica que apesar da carga artística no boi bumbá não é difícil enfrentar mais um desafio. “Adquirir a facilidade de recriar as lendas, fábulas, mitos e ritos indígenas em módulos alegóricos”, descreveu.


Para a obra ganhar a aparência real no ato de evolução, ele conta com o auxilio de efeito tecnológico da engenharia da arte parintinese montados em uma estrutura alegórica de 15 metros de altura. “Os movimentos de robótica estão presentes em todos os elementos que compõem o quadro teatral. A alegoria mostra, sobretudo, o imaginário caboclo-índigena da Amazônia”, conclui.

Fonte:
ACritica

terça-feira, 12 de junho de 2012

Boi Garantido só Red-Ray®


Saiu agora pouco na Rede Social do facebook o Red-Ray® do Garantido.
O Presidente Telo Pinto anuncia que o nosso Red-Ray® vem com 11 capas especiais, prestando homenagem aos nossos itens. Guerreiros que dão a alma pelo nosso boi. Nosso produto é um presente da nossa, nada menos guerreira, Ana Paula Perrone, proprietária da Equilíbrio Uniformes Profissionais que patrocinou mais esta obra inovadora. A Galera Vermelha e Branca agradece de coração. Sair na frente do contrário já virou tradição!

Olha só confira na foto.


Depois da Net Agora na Rádio

GARANTIDO 'TRADIÇÃO' NO RÁDIO E NA INTERNET


       Torcedores e simpatizantes do Boi do Povão podem interagir nos programas de rádio e na internet através de cartas, torpedos, e-mails e Facebook 





Estreia hoje o programa Garantido Tradição 2012 nas emissoras de rádio de Parintins.

Tradição Apaixonante

GARANTIDO MANTÉM TRADIÇÃO E BRINCA NO DIA DOS NAMORADOS



       Parintins (AM) - O boi-bumbá Garantido mantém a tradição e sai nesta terça-feira, 12 de junho, a partir das 21h nas ruas da cidade para marcar a véspera de Santo Antônio e Dia dos Namorados. A Batucada cumpre o percurso tocando e cantando as toadas antológicas que marcaram época no Festival de Parintins. Para o evento os torcedores apaixonados enfeitam a frente de suas casas para o 'Boi do Povão' brincar ao redor da fogueira. "Temos que cumprir todos os anos o legado deixado pelo poeta da Baixa de São José, Lindolfo Monteverde, e levar o Garantido para alegrar as rodas em frente das casas como antigamente", diz o coordenador da Comissão de Artes Fred Góes.        A saída do Garantido no Dia dos Namorados é uma das marcas do folclore popular de Parintins. Os torcedores deixam o curral tradicional depois da ladainha realizada pela família Monteverde e torcedores da velha guarda. O boi deixa o curral da Baixa às 21h, seguindo pela rua Vicente Reis, rua Armando Prado, senador Álvaro Maia, avenida Amazonas onde brinca em frente a igreja matriz de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins.        Na Baixa de São José, reduto genuinamente Garantido, as ruas já estão enfeitadas só esperando o momento do boi passar. Na casa de dona Cândida Reis o amor pelo boi está presente em todos os lugares. Na fachada uma bandeira encarnada recepciona quem chega. Na sala a imagem de Nossa Senhora do Carmo e a bandeira vermelha e branca do boi Garantido.        Dona Cândida, de 75 anos, todos os anos prepara os adereços e bandeiras para enfeitar a frente da casa dela. O carinho que dona Cândida tem pelo Garantido é compartilhado pelos filhos e netos. Ela se orgulha de todos os anos receber no dia dos namorados uma rosa vermelha do Boi Garantido. Ela faz questão de mostrar as flores como quem mostra um tesouro. "Eu guardo todas as flores com muito carinho", diz a aposentada. 
Fonte: Site Canal Garantido

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Agora No itunes


Garantido lança toadas na loja virtual iTunes

Garantido lança toadas na loja virtual iTunes
22 toadas estão disponíveis para downloadReprodução/Site oficial
O Garantido lançou nesta semana as 22 toadas que compõe o CD "Garantido 2012 Tradição" na loja virtual iTunes. Todo álbum pode ser adquirido por 9,99 dólares (R$ 20,1) ou cada faixa pode ser comprada separadamente a 99 centavos da moeda americana (R$ 2).

Em entrevista ao site oficial do Vermelho, o presidente Telo Pinto destacou que as músicas do Boi ficaram mais fáceis de serem ouvidas em qualquer lugar.

"Hoje sabemos que o consumo de CD é mais restrito. Já o formato digital ganha muito mais popularidade, porque com o avanço das tecnologias você pode ter um enorme acervo no seu celular e em qualquer lugar do mundo, basta fazer baixar", destacou.

"Estamos em negociação para o licenciamento do show ‘Tradição’ também em vídeo para completar a festa", adiantou ainda Telo.

Rodrigo Ribeiro, diretor da agência de publicidade que desenvolveu com a Apple a proposta de levar as toadas do Garantido ao iTunes, disse que o Vermelho quer expandir a venda das músicas na internet.

"Em breve estaremos em outras lojas de músicas do Brasil e da América Latina, bem como nas lojas virtuais das maiores operadoras de telefonia do mundo", explicou.

Uma Ótima Noticia... vai ter Transmição


Band acerta detalhes do Festival de Parintins
A Band transmite Festival de Parintins há 05 anos
Rodrigo Belentani/Band
A Band fechou na manhã desta quinta-feira, dia 31, a transmissão do 47º Festival de Parintins. Caio Luiz de Carvalho, diretor da Enter, empresa de eventos do Grupo Bandeirantes, Telo Pinto, presidente do Boi Garantido, e Márcia Branda, presidente do Boi Caprichoso se uniram para finalizar os últimos detalhes.
Este ano, a festa dos bumbás acontece entre os dias 29 de junho e 1º de julho e será transmitida pela Band para todo Brasil com sinal HD digital.
A partir da próxima segunda-feira, dia 4, a equipe de produção de São Paulo  inicia os preparativos na Ilha de Tupinambarana, onde fica a cidade de Parintins, para levar com a maior qualidade cada momento dessa grande festa do Amazonas.
A emissora transmite o festival há cinco anos, mostrando aos telespectadores de todo o país um pouco da cultura do Amazonas e revelando detalhes de uma das festas importantes do país.
Este ano, dezoito câmeras serão utilizadas para destacar a poesia das toadas, a beleza e a criatividade das fantasias, os passos típicos dos itens oficiais e o colorido da imensas alegorias, que transformam o bumbódromo em uma grande festa comanda pelo Vermelho do Garantido e o Azul do Caprichoso.
Um festival que dispensa comentários, inspirado na história, natureza e riqueza cultural do Amazonas.
Então não se esqueça, o Festival Folclórico de Parintins é aqui na tela Band.

Fontes: