quinta-feira, 28 de junho de 2012

Resumo das Três Noites do Boi Garantido 2012

       Hoje, no final da tarde na Ilha de Parintins, no Amazon River, aconteceu a Coletiva de Imprensa que contou com a participação de itens individuais, membros da Diretoria e familiares de Lindolfo Monteverde. Durante o evento foi abordado o Tema de arena do Boi Garantido, sua estrutura em 2012 e o roteiro das três noites de apresentação. 



       RESUMO DAS NOITES DA TRADIÇÃO 



       Primeira Noite: GARANTIDO, TRADIÇÃO DE PARINTINS 
       Um dos cenários mais representativos e emblemáticos de Parintins é a Baixa do São José, nascedouro do Boi-Bumbá Garantido, onde até hoje a comunidade mantém viva a tradição de brincar de boi, como forma de cumprir a promessa feita pelo Mestre Lindolfo Monteverde, criador do boi Garantido, que dedicou sua vida ao folclore. Ao adoecer Lindolfo prometeu manter a brincadeira enquanto fosse vivo e isso aconteceu até 1979 quando faleceu. Daí o Garantido ser chamado de "Boi da Promessa". 
       A partir daí a comunidade assumiu a responsabilidade, mantendo a tradição original de brincar de boi nas ruas de Parintins, nos dias 12 e 24 de junho, em louvor a Santo Antonio e a São João, independente das apresentações no Festival Folclórico. A Baixa do São José é histórica até no nome, porque homenageia o santo de maior devoção dos nordestinos, que trouxeram a brincadeira do bumba-meu-boi para Parintins. Em síntese, a Baixa representa, geograficamente na ilha, o ponto da cidade onde ocorreu a maior miscigenação entre negros, índios e brancos. Além de brincar de boi, a Baixa do São José tem como tradição o fato de ser uma vila de pescadores. Lindolfo Monte Verde, além de criador e versador do Garantido, foi um exímio pescador. 
       Outra tradição da Baixa, extremamente visível e representativa é a religiosidade. São José é o seu padroeiro, enquanto Santo Antonio, São João e São Pedro são os protetores da brincadeira. E como símbolo da comunidade negra, que ali se instalou no fim do século 19, a Baixa tem ainda São Benedito como protetor. Resumindo: o Garantido é o Boi da Tradição porque é da Baixa e, por isso é a Tradição de Parintins. 

       Segunda Noite: GARANTIDO, TRADIÇÃO DO BRASIL 
       O Garantido está inserido no contexto da tradição não apenas de Parintins ou da Amazônia, mas do Brasil. Enquanto folclore autêntico, se projeta a partir do amplo conceito do folclore, com relevância para a identidade nacional, de País do Folclore, até porque o Garantido já se torna secular em 2013 quando a brincadeira completa 100 anos de sua criação, pelo Mestre Lindolfo Monteverde, descendente de negros nordestinos. Estes que trouxeram os fundamentos do auto do bumba-meu-boi para Parintins. Segundo Câmara Cascudo, "o primeiro auto nacional na sua legitimidade temática e lírica". 
       Essa constatação do boi-bumbá como tradição do folclore brasileiro, se justifica quando dizemos que o Garantido é uma Tradição do Brasil, uma vez que o Garantido é uma brincadeira genuinamente brasileira, formatada a partir do ciclo do pastoreio que contribuiu para a expansão das fronteiras do país. O "boi de carne" acompanhou toda a trajetória da colonização no Brasil e contribuiu decisivamente para o surgimento da brincadeira do "boi de pano" ou "bumba-meuboi / boi-bumbá", irradiando-se, seguramente, a partir do Nordeste para o resto do país. É dentro deste contexto que situamos o Garantido como Tradição do Brasil e Parintins como vetor dessa tradição que tanto contribui para o enriquecimento do folclore brasileiro. 

       Terceira Noite: GARANTIDO, TRADIÇÃO DA AMAZÔNIA 
       Falar de TRADIÇÃO DA AMAZÔNIA é compreender o alcance antropológico do fazer humano, enquanto aperfeiçoamento dinâmico da cultura dos povos que vivem na grande floresta amazônica. Aperfeiçoamento que passa pela mais profunda e complexa miscigenação entre brancos colonizadores mercantilistas; negros escravizados; e índios perplexos com o choque de tantas culturas adversas, entre as quais, a dos 500 mil nordestinos que vieram para a Amazônia no período da borracha e trouxeram na bagagem os fundamentos da brincadeira do bumba-meu-boi. O Boi-Bumbá Garantido e a Baixa do São José são resultados desse contexto amazônico, no qual a transfiguração étnica foi determinante para a composição do DNA cultural dos povos da floresta, um DNA que está não só no linguajar, mas também na composição física do caboclo da Amazônia e na sua relação harmoniosa com o meio em que vive. 
       O Garantido comemora o seu CENTENÁRIO em 2013 e se firma, definitivamente, como tradição folclórica da Amazônia, considerando a abrangência amazônica de sua formatação, de Parintins, a sua origem na Baixa do São José e do Brasil, sob o ponto de vista de sua contribuição para o folclore brasileiro e, consequentemente, para a cultura nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário