terça-feira, 3 de janeiro de 2012


Garantido comemora 110 anos de Lindolfo Monteverde



Na ocasião da comemoração dos 110 anos do nascimento de Lindolfo o presidente Telo Pinto decretou a data como Dia da Tradição na Baixa de São José. Diretores do Garantido, a família de Lindolfo Monteverde e brincantes dos tempos de Lindolfo estiveram presentes.
O Boi Bumbá Garantido comemorou na noite deste dia 2 de janeiro, 110 anos do nascimento de Lindolfo Marinho da Silva, popularmente conhecido como Mestre Lindolfo Monteverde, o maior ícone da Cultura Popular do norte Brasil. Lindolfo Monteverde desde menino se dedicou à promoção e divulgação da brincadeira de boi nas ruas de Parintins. Criador do Boi Garantido, Mestre Lindolfo nasceu em 2 de janeiro de 1902 e faleceu no dia 5 de julho de 1979, deixando um legado cultural que se transformou em identidade não só dos parintinenses, mas dos  povos da Amazônia.

A comemoração aconteceu no tradicional Curral da Baixa do São José, com a presença de Israel Paulain, Sebastião Júnior, Paulinho Faria, Emerson Maia, companhia de dança folclórica Garantido Show e a Batucada do boi. A família de Lindolfo Monteverde e brincantes dos tempos de Lindolfo estiveram presentes na comemoração. A programação iniciou às 8h, com missa em Ação de Graças na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins.  O cordão de Pastorinha “Filhas de Maria” fizeram uma apresentação espeical. No show foram relembradas toadas tradicionais, além de toadas que estarão no CD/DVD 2012 do Garantido. “A partir de hoje fica decretado pela presidência do Garantido o dia 02 de dezembro, data do nascimento de Lindolfo Monteverde como “Dia da Tradição”, onde todos anos neste dia comemoraremos a tradição de brincar de boi”, disse o presidente Telo Pinto.
De acordo com Telo Pinto é através da tradição que chega aos nossos dias o conteúdo que ampara a contextualização da arte de fazer tantos espetáculos magníficos no Festival folclórico de Parintins. “É mantendo a tradição que podemos recriar e dar vida aos conhecimentos através de lendas e mitos dos povos que contribuíram para a formação social e cultural da Amazônia”, disse.
O presidente explicou que a temática do Garantido deste ano passa por uma viajem pelo sentimento que faz o coração bater forte, a inteligência e a sensibilidade poética, a paixão e a emoção, que comandam a festa dos espetáculos da maior expressão da cultura popular deste nosso Brasil, o Festival Folclórico de Parintins. “É com a força da arte que vem do povo, tão bem representada pelo maior ícone das nossas tradições folclóricas, Lindolfo Monteverde, que o Garantido traz o Povo da Baixa do São José como símbolo maior do seu tema para o Festival Folclórico de 2012”, frisou.

Para Cleomara Monteverde, neta de Lindolfo, é de extrema importância a comemoração dos 110 anos do nascimento do seu avô, porque o Boi Garantido, criado por ele, representa a tradição folclórica de Parintins. Segundo Cleomara, Lindolfo criou a tradição de brincar boi em Parintins. “Ele fez isso desde menino, enfrentou preconceitos, mas superou tudo com sua criatividade de artista popular. Comemoramos hoje 110 anos do seu nascimento e logo estaremos comemorando o Centenário do boi que ele criou. Tudo isso é uma coisa só. É a tradição do povo da Baixa do São José que ressoa, mais do que nunca, no nome do Mestre Lindolfo”, afirmou.
O Coordenador da Comissão de Arte, Fred Góes, disse que o reconhecimento ao nome de Lindolfo Monteverde é conseqüência da importância inegável da herança cultural que ele deixou. “Lindolfo representa a determinação de uma pessoa extremamente humilde, um pescador de família pobre, que soube direcionar todo seu potencial criativo para o incremento e o desenvolvimento de uma brincadeira de terreiro, num tempo em que brincar de boi era depreciativo”, destacou. Fred Góes enfatiza ainda que “Ele teve a grandeza de superar todas as barreiras do preconceito contra a brincadeira e trazer, até os nossos dias, um boi que se transformaria na maior expressão da cultura popular do norte do Brasil”, assegurou Fred.


Nenhum comentário:

Postar um comentário