segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


BOI DA BAIXA DO SÃO JOSÉ EM FESTA

       Quinze mil pessoas lotaram o Bumbódromo de Parintins durante a gravação do CD e DVD do bumbá Garantido, que promoveu um festival folclórico fora de época




       Parintins (AM) - Uma festa diferente, que parecia uma noite de Festival. Assim uma gama avassaladora de torcedores do Garantido definiu a noite de espetáculo que protagonizou o show de gravação ao vivo do "CD/DVD Tradição 2012".

       Os perrexés brincaram de boi e se entregaram de corpo e alma na festa inédita, numa analogia a toada "Festa do povo vermelho", de Eneás Dias. O Garantido tomou posse do Bumbódromo e os torcedores ocuparam até as arquibancadas, camarotes e cadeiras do lado do "contrário".





       Os artistas e brincantes do boi se apresentaram em um palco temático, que fazia alusão ao ritual da Tucandeira, dos Sateré-Mawé, com destaque para uma luva gigante do ritual indígena.

       A festa já começou apoteótica com o apresentador Israel Paulain, o levantador Sebastião Junior e o boi Garantido animando o povo. "Meu coração é o Garantido", de autoria do próprio levantador, abriu a noite.





       A cunhã-poranga, Tatiane Barros, apareceu a uma altura de sete metros, no personagem em metamorfose de Yara, a Sedutora das Águas. Já o pajé André Nascimento desceu conduzido por uma serpente, no Apocalipto, que simbolizava o recomeço da vida.

       E no cenário imponente, as coreografias e momentos cênicos chamavam a atenção do público, como em "Ameríndia", também do compositor Enéas, e nos romeiros da padroeira Nossa Senhora do Carmo. "È uma noite de felicidade para o povo da Baixa", disse o presidente do boi, Telo Pinto.





       Segundo os organizadores, 15 mil pessoas, foram sentir o coração pulsar. A percussão da Batucada sacudiu mesmo a galera em "Lamento da Raça", de Emerson Maia e em "Vermelho", de Chico da Silva, agora na voz de Sebastião.

       Enquanto a festa fervia, muitos torcedores ainda estavam do lado de fora. O Corpo de Bombeiros limitou a entrada das pessoas, porque o Bumbódromo ainda passará por nova reforma.

       Do alto, o helicóptero da TV A CRITICA, fazia rasante e jogava papel picado cintilante na torcida. A emissora foi à responsável pela gravação do DVD e utilizou equipamentos com tecnologia Full HD, de alta definição de imagem.

       "Uma noite do Festival?" Perguntado a Fréd Goés, coordenador da Comissão de Artes. "Que nada. É melhor que o Festival, porque a torcida do contrário não está aqui, do lado de lá do Bumbódromo", disse.





Fonte: Jonas Santos da equipe de A Crítica/Fotos: Canal Garantido

Publicado em 30/01/2012


por Alan Garantido

Nenhum comentário:

Postar um comentário